PL 0340.7/2017 objetiva desenvolvimento do potencial turístico e da tradição cervejeira nos 14 municípios da região

Florianópolis, 12/12/2017 – Foi aprovado nesta terça-feira, 12, Projeto de Lei de autoria da deputada Ana Paula Lima (PT) que denomina como Vale das Cervejas as 14 cidades que compõem a Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI).

O PL 0340.7/2017 , apresentado em setembro, visa promover o potencial turístico e a tradição cervejeira no Médio Vale do Itajaí e abrange os municípios: Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Blumenau, Botuverá, Brusque, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó.

A denominação Vale das Cervejas também busca o desenvolvimento da produção artesanal da cerveja, a organização produtiva das comunidades locais relacionadas à cerveja, a difusão de conhecimentos e habilidades básicas e a formação de técnicos (mestres cervejeiros), na cultura da cerveja.

“A região informalmente já é reconhecida pela quantidade de micro-cervejarias artesanais ali instaladas”, argumenta a deputada na justificativa do PL. Ana Paula cita várias empresas, como: Cervejaria Eisenbhan, Cervejaria Container, Cervejaria Bierland e Cervejaria Blumenau, de Blumenau; Cervejaria Zehn Bier, de Brusque; Cervejaria Schornstein, de Pomerode; Cervejaria Handwerk, de Ibirama; Cervejaria Das Bier, de Gaspar; Cervejaria Kiezem Ruw, de Guabiruba; Cervejaria Blauer Berg e Cervejaria Berghain, de Timbó.

“O Vale das Cervejas representa o legado cultural e histórico deixado pelos imigrantes alemães. As construções em estilo enxaimel, o sotaque, a linguagem, a denominação dos locais público e, principalmente, a produção da cerveja artesanal são marcas desta imigração”, contextualiza a deputada Ana Paula Lima.

O projeto segue agora para sanção do governador.

Capital Nacional da Cerveja – A cidade de Blumenau, no Médio Vale do Itajaí, é, desde março, a Capital Nacional da Cerveja, título conferido pela  Lei 13.418/2017. A iniciativa foi do deputado federal Décio Lima (PT), autor do Projeto de Lei nº 7313/2014 (no Senado, PLC 39/2016), em reconhecimento à tradição e indústria cervejeira do município.