Florianópolis, 04/07/2018 – Dois importantes projetos que envolvem profissionais de Enfermagem, de autoria da deputada Ana Paula Lima (PT), foram aprovados pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de SC, na manhã desta quarta-feira (4).

ee57026d-a68a-4094-8a6e-05af10c9cd21

Entre eles, o PL 055/2016, que estabelece que as instituições de saúde públicas e privadas de Santa Catarina assegurem espaços de descanso para os profissionais de enfermagem. E o PL 0357.5/2017, que dispõe sobre a distribuição, o preenchimento e o fluxo das Declarações de Nascidos Vivos (DNV) para profissionais que realizam parto domiciliar.

e905c449-c7f6-49a9-8362-7fa28cdb11dc

 Ana Paula acompanhou a reunião da Comissão de Saúde e comemorou a aprovação dos projetos. Segundo ela, “os profissionais da área de saúde, principalmente da Enfermagem que trabalham nos hospitais do estado, há muito tempo vêm solicitando um espaço para descanso, como já acontece com os médicos”.

“Algumas unidades já têm, mas queremos que todas tenham, pois os profissionais hoje descansam no chão, em cadeiras e não podemos permitir que seja assim”, lamentou. Para a deputada, “esses profissionais que cuidam de pessoas também precisam ser cuidados”.

“Estou feliz, pois, hoje conseguimos uma importante vitória e tenho certeza que o plenário dessa casa, como tem feito nos últimos anos, em respeito aos profissionais da saúde vai aprovar também esse projeto”.

A reunião da Comissão de Saúde foi acompanhada por um grupo de profissionais de enfermagem, liderados pela presidenta do Coren, a enfermeira Helga Bresciani, e a presidenta da Abenfo, enfermeira Juliana Manguilhott.