MANDATO EM DEFESA DA DEMOCRACIA E DOS DIREITOS

Ana Paula de Souza Lima é deputada estadual e representa Blumenau e a região do Vale do Itajaí pelo quarto mandato na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. É casada com o deputado federal Décio Lima.

Formada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade do Vale do Itajaí, profissão da qual tem muito orgulho e que pauta suas propostas, ações e projetos parlamentares. Como enfermeira, atuou no Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, em Joinville e é servidora concursada da Prefeitura Municipal de Blumenau.

Construiu sua trajetória política a partir da filiação ao Partido dos Trabalhadores, em 1987, tendo o pioneirismo como marca de sua carreira. Foi a primeira deputada estadual mulher eleita por Blumenau, em 2002. Na legislatura seguinte, reeleita, foi a primeira mulher a presidir Assembleia Legislativa de Santa Catarina por diversas ocasiões, entre 2007 e 2008. Em 2012, eleita pela terceira vez, foi líder da bancada do PT.

Tais conquistas a tornaram uma das mais respeitadas lideranças de Santa Catarina. No exercício dos mandatos esteve à frente do movimento que originou a Bancada Feminina na Assembleia Legislativa, a qual coordenou em duas oportunidades. É autora da lei que institui o Observatório da Violência contra a Mulher em Santa Catarina e tem empreendido diversas outras lutas pelos direitos das mulheres, pelo fim da discriminação e pela humanização do parto.

Defensora da moralidade pública e da maior transparência dos atos legislativos, Ana Paula também foi autora da proposta de redução do período de recesso aos deputados de 90 para 30 dias e pela extinção do pagamento das sessões extraordinárias durante as férias. Foi favorável ao fim do pagamento de 14º e 15º salários aos deputados e ao fim do voto secreto na Alesc.

Como deputada foi também presidente da Comissão de Saúde, da Comissão de Direitos Humanos e da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia.